Ponto de Cultura Ypuarana realiza pelo quarto ano seguido o Dia Internacional da Animação em Lagoa Seca...

Acontece nesta segunda (28), às 19 horas, na sede do Ponto de Cultura Ypuarana, situada na Rua Antônio Borges da Costa, 210 – 1º andar, em Lagoa Seca, o Dia Internacional da Animação no município. O evento contará com a exibição da Mostra de filmes de animação nacional. As atividades alusivas ao evento em Lagoa Seca se estenderão por toda a semana e  dentre as atividades programadas haverá oficinas de produção audiovisual, além de debates com os diretores Silvio Tolêdo e Taciano Valério e com o produtor cultural Hipolito Lucena.

Sobre o Dia Internacional da Animação:

No dia 28 de Outubro de 1892 Émile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) no mundo.          

Dia da Internacional da Animação no mundo

Foi para comemorar esta data que a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou em 2002 o evento, contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. Em 2013 o Dia Internacional da Animação será realizado em 30 países.

O evento foi realizado pela primeira vez no ano de 2004, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. À ocasião, a ABCA realizou uma exposição de Traquitanas de Animação antigas, um show de sombras e bonecos recriando as primeiras apresentações de animação no mundo e a exibição de "Planeta Terra", filme coletivo de 1986 co-dirigido por cerca de 30 animadores de todo o Brasil.

O  Dia da Internacional da Animação no Brasil tem o patrocínio da Petrobras, e o financiamento do Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e é realizado com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 30  países no mundo.

Da redação

0 comentários: